4 de novembro de 2011

Museu Lasar Segall - "Interior de pobres II" - Geórgia P. Faria nº09 7E

Museu

O Museu Lasar Segall oferece três meios para que você saiba mais sobre as suas obras.
O primeiro é a visita com um monitor, que só pode ser feita se houver um grupo escolar e a visita for marcada por alguém do colégio, não é necessário pagar para o monitor.
O segundo é o áudio guia, aparelho eletrônico que funciona da seguinte maneira: cada obra tem ao seu lado um número, para ouvir sobre ela é só apertar os botões no áudio guia e ouvir a história com fones de ouvido. Para retirá-los, basta apresentar algum documento de identificação na recepção, só pode ser pego um por pessoa.
O terceiro e último modo são os livros que estão à venda na recepção, estes apresentam imagens das obras e contam a sua história.

Obra

Na Alemanha dos anos 20, derrotada na Primeira Guerra Mundial, dominava um sentimento de pessimismo e desesperança, que se traduzia na tendência chamada Nova Objetividade. Na pintura de Segall traços típicos do período anterior são substituídos pela linha, que acentua uma realidade em crise. Nesta tela, as figuras têm cabeças enormes, olhares perdidos e pés e mãos definhando. A composição conduz o olhar para o leito de morte, passando por elementos desfigurados.

Interior de pobres II
Óleo sobre tela 140 X 173 cm
Lasar Segall

Foto de Lasar Segall
Em 1910, se mudou para Dresden, onde viveu até 1921. Absorveu  forte influência expressionista da cidade e adotou a deformação e a síntese em suas pinturas. Durante esse período em Dresden, a Alemanha passa por grave crise e forte agitação social e artística. Segall toma parte na mobilização do país, priorizando em suas representações as figuras desprivilegiadas socialmente. Trata-se de uma geração expressionista mais desesperançada pela realidade social que aquela que dá origem ao movimento. As figuras humanas são perdidas, especialmente deformadas nos pés, mãos e cabeças.

Fontes: 

Livro "Museu Lasar Segall 50 obras do acervo"



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